segunda-feira, 13 de abril de 2020

Informação que deverá chegar aos Encarregados de Educação.




Início do 3.º período:
 14 abril de 2020

O Agrupamento de Escolas de Abação definiu um Plano de Ensino à Distância (E@D), plano esse que tem como intenção chegar a todas as crianças e a todos os alunos, bem como a boa prossecução dos objetivos estabelecidos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e nas Aprendizagens Essenciais. 
O desenvolvimento do plano de E@D é um processo em constante construção, alicerçado na procura permanente das melhores respostas às características de cada unidade escolar, quer ao nível tecnológico quer das suas competências digitais, assegurando sempre a continuidade do processo de ensino-aprendizagem.
O E@D deste Agrupamento de escolas, irá desenvolver-se através da realização de sessões síncronas- videoconferência ou chat ao vivo (explicação de conteúdos; realização de debates; esclarecimento de dúvidas) e assíncronas- trabalho individual do aluno, ao seu ritmo (disponibilização de conteúdos; submissão de trabalhos/tarefas; avisos e alertas; discussão de ideias de forma aprofundada).
Estas duas formas de relação professor/ aluno, serão basilares na:
● orientação educativa dos alunos (o que se pretende com cada tarefa, quais as páginas do manual a consultar, de que modo podem colaborar com os colegas, onde podem pesquisar informação adicional, como autorregularem o seu trabalho, entre outras);
● esclarecimento de dúvidas, para o estabelecimento de rotinas e para conferir segurança aos alunos;
● desenvolvimento de novas aprendizagens. 
Paralelamente, O Ministério da Educação, no seu esforço de criação e disponibilização de múltiplos recursos para apoiar as escolas, criou um conjunto suplementar de recursos educativos, para a Educação Pré-Escolar e para o Ensino Básico, que serão transmitidos através dos canais RTP 2 e RTP Memória, respetivamente.
#EstudoEmCasa é o nome do espaço que vai ocupar a grelha das 09h às 17h50, com conteúdos organizados para diferentes anos letivos, uma ferramenta para complementar o trabalho dos professores com os seus alunos. Estes conteúdos pedagógicos temáticos contemplam conteúdos que fazem parte das aprendizagens essenciais do 1.º ao 9.º ano, agrupados por: 1.º e 2.º anos, 3.º e 4.º anos, 5º e 6.º anos, 7.º e 8.º anos e 9.º ano, 
Na segunda-feira, dia 20 de abril, arrancam as emissões do #EstudoEmCasa, que decorrerão até dia ao final do ano letivo, de segunda a sexta-feira. 
Será ainda disponibilizada uma App com todos os conteúdos do #EstudoEmCasa.
Estes dois eixos de trabalho complementares, permitirão o melhor desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.
Paralelamente, a RTP 2 transmitirá conteúdos, pensando nas crianças da Educação Pré-escolar (dos 3 aos 6 anos). Estes conteúdos estão selecionados por áreas de desenvolvimento das OCEPE, sendo acompanhados do envio antecipado para as escolas dos conteúdos dos programas a emitir e sugestões de atividade complementares. Estes recursos têm características próprias na sua conceção e que permitem que as escolas tenham em conta a forma como podem ser integrados nos seus Planos de Ensino à Distância.
O contacto próximo que deverá acontecer entre o Encarregado de Educação e o docente titular de turma irá permitir o acompanhamento dos conteúdos programáticos desenvolvidos e esclarecimento de alguma dúvida.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Boas Festas